Vamos conversar sobre o autismo.



Aprender a desenvolver melhor a aprendizagem dos estudantes com TGD é um dos desafios para nós educadores e na tentativa de auxiliá-los nesta busca do conhecimento listei abaixo algumas fontes muito valiosas sobre o assunto, você irá encontrar vídeos, artigos e livros. 


Grandin, diagnosticada com autismo na infância, fala sobre como a sua mente funciona — compartilhando a sua habilidade de "pensar em imagens", que a ajuda a resolver problemas que cérebros neurotípicos não conseguiriam. 

Ela traz à tona que o mundo precisa de pessoas com o espectro autista: pensadores visuais, pensadores em padrões, pensadores verbais e todos os tipos de crianças espertas e inteligentes. Assistam no link abaixo:


Temple Grandin: O mundo precisa de todos os tipos de mentes



O artigo seguinte demostra algumas soluções para o ensino de matemática para alunos do TGD


Resolvendo problemas com alunos com TGD



O artigo "A inclusão escolar de um aluno com autismo: diferentes tempos de escuta, intervenção e aprendizagens" relata experiências discorre sobre o trabalho desenvolvido com aluno autista e sua trajetória nos primeiros anos de alfabetização. Abordar os desafios impostos, as práticas desenvolvidas e alguns aspectos do andamento de sua inclusão na escola.
Se interessou então leia mais



Disponibilizamos para você o livro "Transtornos Globais do Desenvolvimento" da coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar do MEC  para download.
Faça seu download aqui



E ainda acessos ao site para download gratuito dos livros 
"Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar: Guia de orientação a professores" Acesse aqui e ao livro "Contribuições para a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais: Estudos interdisciplinares em educação e saúde em alunos com Transtorno do Espectro do Autismo no município de Barueri, SP"acesse aqui

Vale lembrar que você terá que realizar seu cadastro para baixar os arquivos dos livros supracitados.




 Abraços,
Eliane






Comentários